terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AS TREVAS

ANDAR NAS TEVAS
 
Bem, então, o que é trevas? Nós devemos responder isto primeiramente no nível físico. O que você acha deste templo tomado de trevas? Ele está agora cheio de luz. Devemos de alguma forma empurrar a luz para fora e fazer entrar a escuridão? Evidentemente que não, precisamos somente apagar a luz. Onde quer que seja que não haja luz, por via de conseqüências haverá escuridão, porque a escuridão é simplesmente a ausência da luz. É precisamente isto o que João está colocando aqui. Andar nas trevas é simplesmente andar sem considerar a existência de Deus, andar como se Deus ali não importasse, porque Deus é luz. Isto significa ser um ateu prático. Não propriamente um ateu teórico, evidentemente. Nós cremos que há um Deus, sabemos que ele existe, mas vivemos como se não houvesse nenhum. Não expomos a nós mesmos a ele. Andamos nas trevas.
É esta realidade que João está descrevendo aqui. É possível ser um cristão e ainda assim andar nas trevas, tendo desligado Deus. Quando desligamos a luz as trevas instantaneamente penetram. Como tenho sugerido, esta não é uma condição rara, absolutamente. João começa tratando deste problema porque é um dos mais espalhados no meio dos crentes, é um problema que todas as igrejas enfrentam. É evidente em toda a parte. Você pode perder os benefícios da presença de Deus em seu coração e em sua vida ao ignorar a luz. Este é o caso que ele traz à nossa consideração.
Como nós fazemos isto? Eu gostaria de ser muito prático sobre este ponto. Eu tenho descoberto que algumas vezes este termo bíblico é tão familiar a nós que cai em nossos ouvidos sem darmos qualquer importância ao seu significado. Não sabemos realmente o que ele descreve, e, portanto, é algumas vezes de grande ajuda o colocarmos em outros termos. Como, então, realmente as pessoas fazem isto, de desligar a luz e andar nas trevas? Bem, existem maneiras muitos óbvias de o fazermos.

Algumas pessoas param de vir à igreja.

Esta é uma maneira. A Palavra de Deus, se é proclamado do púlpito como estamos fazendo, é um canal de luz. Ela penetra e sonda, ela perscruta a nossa vida íntima e expõe aquilo que está escondido dos outros e de nós mesmos ao nossos olhos. Se pararmos de virmos a igreja nós escapamos da luz desta maneira. De alguma maneira deixamos de nos conformar à Palavra de Deus. Descobrirmos isto, que se nos mantivermos distantes, não teremos aquelas fagulhas de consciência que a luz desperta. O escritor aos Hebreus nos adverte que haveria uma tendência de fazermos isto na medida em que o tempo se aproxima. Ele diz: " Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25 RA)
As ilusões desta era são tais que elas tendem a nos fazer desejar estar longe da luz. É mais confortável nos assentarmos naquele velho e macio sofá da carne e gozarmos um tempo conosco mesmo defronte a televisão. Esta é uma das maneira de desligarmos a luz
.
Uma outra maneira é deixarmos de lermos as Escrituras

. Existem muitas pessoas que deixaram de fazê-lo. Um número incrivelmente grande de crentes já desligaram a luz por cessar de ler a Palavra de Deus. Raramente abrem a Bíblia. Eles ouvem um verso aqui e outro ali e se contentam com ouvir alguns versículos na Escola Dominical ou os textos que são lidos durante o culto, mas raramente abrem a Bíblia por si mesmos. Enchem de desculpas por não fazê-lo - estou sem tempo, a vida moderna é cheia de pressões, etc., na verdade isto tudo mostra um desejo de se afugentar da luz. A Palavra é luz, mas nós queremos andar nas trevas. Como certa vez Mark Twain falou: "Não são aquelas partes da Escrituras que eu não entendo que me aborrecem, são aquelas partes que eu entendo". Ou então aquela senhora que me abordou e disse: "Pastor este texto da Bíblia é muito difícil!" E eu lhe perguntei: "Por que, a senhora não o entendeu? E ela respondeu: "Não, pastor, foi exatamente porque eu o entendi!"

Agora há outro, uma maneira mais sutil de andarmos nas trevas.
Nunca olhe para si mesmo.

Nunca se examine a si mesmo. Ouça atentamente o sermão na medida que ele está sendo exposto, mas nunca o aplique ou faça perguntas a si mesmo a respeito do que está sendo dito. Esta é uma das maneira mais certas de andarmos nas trevas, e aqui está uma das mais comuns evasivas de nosso tempo. Eu imagino que aqui esteja, talvez, a maior causa da fragilidade entre os crentes, deixamos de examinarmos a nós mesmos. E uma das formas mais seguras de vermos esta nossa fragilidade é que estamos apontando constantemente as nossas ferinas armas de crítica para os outros. Ouvimos com um senso crítico e analisamos o pregador e não a mensagem do pregador. Ouvimos e indagamos o porque fulano e beltrano não estão aqui para ouvir o que o pastor está falando: "Isto bem que serve para o sicrano!" nunca fazemos a nós mesmos perguntas penetrantes de como temos sido diante de Deus em nossa vida cristã. Paulo nos recomenda: Examina a vós mesmos se estais na fé. Paulo urge que o façamos. Ele diz, com efeito, Não fique dizendo por ai que pelo fato de você ter ouvido a verdade você a está obedecendo, pergunte a si mesmo: "Onde estou eu?" João diz: "provai os espíritos se procedem de Deus, ...(1 João 4:1 RA)
Examine o que você está ouvindo e como você está pensando e amolde os seus pensamentos aos pensamentos das Escrituras. Coloque para você mesmo a mais básica questão da vida: "Onde eu estou?" Faça isto freqüentemente e periodiacamente.
MINHA CONCLUSÃO: O PECADOR VIVE NAS TREVAS PQ NA LUZ TUDO SERÁ DESCOBERTO


Cont...1 pedro 2;9-10

Somos escolhidos por Deus

Isaias 59 ;1-2
O que nos separa de Deus é o nosso pecado,devemos lembrar que Deus está próximo e disposto a nos ouvir

Atos 2;38 Devemos nos arrepender em nome de Jesus para o perdaõ dos nossos pecados eser batizados

João 8;31-32-só a verdade da bíblia que nos liberta

Romanos 3;23-25=Todos pecaram

Pv 28;13 Aquele que confessa o pecado prospera

Tiago 5;16 Devemos confessar uns com os outros

Tipo de pecados:

Pecados de Ação...Galatas 5;19-21...Ap 21;8
Quando nos mantemos no pecado não herdaremos o reino de Deus

Pecados de  Omissão...Tiago 4;17
. SAbemos que devemos fazer o bem e não fazemos

Devemos a prender a perdoar quem não perdoa vive nas trevas

Mateus 5;38-42...No mundo é olho por olho ,dente por dente mas Deus nos ensina a perdoar

MAteus 6;14-15...Se perdoarmos tb seremos perdoados

SAlmos 37...Deixar Deus agir em nossas vidas para evitar que a ira tome conta de nós


Tiago 3;1- 12...cuidado com a lingua

Apocalipse 21;8 O que não busca as obras do espirito não herdara o reino de Deus

Galatas 5;19...Libertinagem cuidado p/ não contribuir  pro pecado
O pecado em nossas vidas deve ser odiado

1Cor 6;12...Lembrar que tudo é permitido mais nem tudo nos convem,não deixar que situações e coisas externas nos domine

Atos 26;20 Devemos fazer coisas pra demonstrar arrependimento

13 comentários:

  1. tou grato por este artigo é de grande ajuda para mim.

    ResponderExcluir
  2. Esta menssagem é benção de DEus para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos concordo com tudo que foi escrito p
    POREM..... vou mais além, como disse JESUS.....
    Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.
    Mateus 5:20
    ENTÃO como dizia concordo com tudo que foi escrito pela pessoa que fez esse texto POREM......
    FALTOU A DEFINIÇÃO DE TREVAS que é a PRINCIPAL.......
    QUE É as revelações contidas nas escrituras que poucos conseguem enxergar.
    Então vou adicionar minha contribuição.
    TREVAS: É tambem a falta de conhecimento das coisas reveladas na palavra que se referem ao TEMPO ou seja coisas que aconteceram ANTES da criação durante e as que ainda acontecerão, e ESTA é a grande verdade que vos libertara.
    Quem tiver interesse em sabelas pode me escrever, vou responde-los com todo AMOR E CARINHO com que DEUS tem me ensinado.
    paulo@visualcatalogos.com.br
    este é meu e-mail de trabalho mas podem ficar a vontade.
    QUE O AMOR DE DEUS E A COMUNHÃO DO SEU ESPÍRITO ESTEJA COM TODOS. AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Mais um acréscimo:
    TREVAS: É ausência de ENTENDIMENTO dos segredos de DEUS contidas nas escrituras. E que o PAI quer nos revelar, pois somos seu FILHOS podem receber.

    ResponderExcluir
  5. Amém, DEUS anbençoe abundantemente. palavra muito edificante .

    ResponderExcluir
  6. sou filho das trevas e prefiro a escuridao a luz

    ResponderExcluir
  7. Esse artigo é muito interessante Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. Gostei do artigo preciso aprender mais

    ResponderExcluir
  9. estudo muito edificante para mim, que Deus te abençoe e continue te dando sabedoria 🙌

    ResponderExcluir