sábado, 12 de fevereiro de 2011

Oração

rar é conversar com Deus. A Bíblia diz em Salmos 4:3 "Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele."
A oração é um grande privilégio. Hebreus 4:16 "Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno."

O

Deus é acessível. Salmos 65:2 "Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne."

Está Deus disposto a escutar e responder às nossas oraçôes? Mateus 7:11 "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?"

Sob que condições nos prometeu Deus dar as bençãos que necessitamos? Mateus 7:7-8 "Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á."

Uma das coisas que deveríamos pedir a Deus é sabedoria. Tiago 1:5-8 "5Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos."

Que diz o salmista sobre as ocasiões quando o Senhor não ouve uma oração? Salmos 66:18-19 "Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração."
Alguma vez Deus recusa-se a responder uma oração? Provérbios 28:9 "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável."

Em que nome devemos orar? João 14:13-14 "E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei."
Não se esqueça de agradecer a Deus por responder às nossas oraçôes. Filipenses 4:6 "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças."

Quão frequentemente devemos orar? Efésios 6:18 "Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos." A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:17 "Orai sem cessar."

Às vezes Deus responde às nossas orações antes de orarmos. Isaías 65:24 "E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei."

Às vezes Deus diz ‘não’ aos nossos pedidos de oração. 2 Coríntios 12:8-9 "Acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo."

Às vezes Deus responde às nossas orações dizendo, ‘Espera’. Salmos 37:7 "Descansa no Senhor, e espera nele."

A habilidade de Deus em ajudar-nos não tem limite. Efésios 3:20 "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera."

Quão completamente prometeu Deus suprir as nossas necessidades? A Bíblia diz em Filipenses 4:19 "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus."

Como sei sobre que orar? Romanos 8:26-27 "Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos."

Sob que condiçôes diz Jesus que Ele responderá aos nossos pedidos de oração? Marcos 11:24 "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis."

Que pedidos podemos confiar que Deus ouvirá? 1 João 5:14-15 "E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido."


As orações não são mágicas. A Bíblia diz em Mateus 6:7-8 "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes."
 
A vida de Cristo era de oração. Jesus fazia da oração uma prioridade importante. Marcos registra que "tendo-Se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava" (Mar. 1:35). Lucas testemunha que Jesus "retirou-Se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus" (Luc. 6:12). "Nenhuma outra vida já foi tão assoberbada de trabalho e responsabilidade como a de Jesus; todavia, quantas vezes estava Ele em oração!"
Ao orar, vamos dirigir nossas orações ao Pai celestial. Oremos em nome de Jesus. Oremos de acordo com a Sua vontade. Vamos juntar-nos ao Senhor Jesus na obra sagrada da intercessão.
Orando em nome de Jesus"Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (I Tim. 2:5).Em João 14:12-14, Jesus diz que devemos pedir as coisas em Seu nome. Isto é, o que solicitarmos ao Pai, devemos solicitar em nome de Jesus. O que significa isso? Muitas vezes, quando oramos, nos dirigimos ao Pai, e depois, nossa oração costuma terminar assim: "E pedimos estas coisas em nome de Jesus".
Quando oramos em nome de Jesus, declaramos a nós mesmos, aos outros seres humanos e mesmo ao Universo (veja I Cor. 4:9) que reconhecemos pessoalmente a autoridade e o poder de Jesus Cristo em nossa vida. Orando em Seu nome, manifestamos que O aceitamos pessoalmente como nosso Salvador, Redentor, que morreu pelos nossos pecados e por quem temos pleno acesso ao Pai (veja Heb. 8:1). Orando em nome de Jesus, podemos reclamar as promessas de Deus que nos foram dadas nEle e por meio dEle. Ao orar em nome de Jesus, expressamos abertamente nossa fé nEle como aquele que cobriu o abismo causado pelo pecado entre o Céu e a Terra, por quem, como pecadores, fomos reconciliados com o Pai celestial. "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação" (II Cor. 5:18 e 19).
Orando de acordo com a vontade do Pai (Mar. 14:36; João 6:38; I João 5:14 e 15)Jesus declarou: "‘Porque Eu desci do Céu, não para fazer a Minha própria vontade, e sim a vontade daquele que Me enviou" (João 6:38). Mesmo quando orava, Jesus demonstrava o compromisso de submeter a vontade dEle à vontade do Pai. Quando oramos, existem certos pedidos que podemos saber com certeza que estão em harmonia com a vontade do Pai. Por exemplo, quando oramos pela salvação, Jesus nos assegura em João 3:16 que estamos orando conforme a vontade do Pai
Orando pelos outros É impossível viver sob a soberania de Cristo e orar só por si mesmo. Quando Jesus Cristo é Senhor de suas orações, você se unirá a Ele em intercessão pelos outros. Jesus orava por grupos de pessoas (veja João 17:9 e 20) e também por indivíduos (veja Luc. 22:31 e 32). Vários verbos gregos são usados no Novo Testamento para descrever as orações de Jesus. Um desses verbos significa "implorar". Este é o verbo usado em Lucas 22:32 para descrever a oração de intercessão que Jesus fez em favor de Simão Pedro. "Coisa alguma podia fazer Satanás contra a todo-eficiente intercessão de Cristo. E a oração feita por Cristo em favor de Pedro, Ele faz em benefício de todos quantos são humildes e contritos de coração."
Muitas vezes, somos solicitados a orar por outros quando estão enfrentando dificuldades e provações. Na igreja são mencionadas pessoas que "precisam das nossas orações". Em certas ocasiões, somos tentados a nos sentir subjugados porque existem tantas pessoas em nossa lista de oração. Não obstante, existem muitas advertências e exemplos na Bíblia de fiéis servos de Deus que oram pelos outros. Também não podemos negligenciar a nossa parte. Existe um poder na oração que só aqueles que oram em espírito e em verdade podem experimentar.
De fato, mesmo a ciência está começando a entender melhor o poder da oração. Embora o assunto ainda esteja em debate, foram feitos estudos que convenceram muitos cientistas e médicos "seculares" de que a oração pelos doentes, realmente os ajuda a melhorar – um fato que da perspectiva "científica" não faz sentido. Tudo isso simplesmente mostra como a oração é algo que está além do que a ciência pode entender ou explicar

Nenhum comentário:

Postar um comentário