quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aliança

Na Bíblia, o termo Aliança é utilizado para definir o pacto divino entre Deus e os homens. .
 Q

Recebemos a Nova Aliança através da morte de Jesus Cristo. Lucas 22:20 "Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós."

A Nova Aliança significa que podemos ir directamente a Deus, através de Cristo Hebreus 7:22 "De tanto melhor pacto Jesus foi feito fiador."

Sómente através da Nova Aliança existe perdão para os nossos pecados. Hebreus 9:14-15 "Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna."

Sob a aliança antiga, que prometeu o povo fazer? Êxodo 24:3 "Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos."
Sob a Nova Aliança, que promete Deus fazer? Hebreus 8:10 "Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo
."

 
ue significa quando a Bíblia menciona a Nova Aliança entre nós e Deus? A Nova Aliança é a melhor solução que Deus nos deu para a rebelião humana. A Bíblia diz em Jeremias 31:33 "Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo."
As Alianças de Deus
Aliança significa pacto, acordo, ajuste, concerto. Teologicamente, diz respeito a concerto entre Deus e o seu povo. O Antigo Testamento é chamado Antiga Aliança, e o Novo Testamento, Nova Aliança. O nosso Deus é Deus de alianças. Através delas, Ele, pelo seu imenso amor, nos dá a garantia de muitas bênçãos, se houver fé e obediência. A iniciativa do concerto sempre foi de Deus, que estabelece as condições. Vejamos: CONCERTO COM ADÃO - A primeira aliança Deus fez com Adão e Eva – aliança adâmica ou edênica - no Éden: deu-lhes a Terra e pleno domínio sobre os animais; deu-lhes fartura de alimento, abençoou-os e disse-lhes que deveriam frutificar e multiplicar. Mas estabeleceu condições: Não deveriam comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. O princípio da obediência estava criado. Se comessem da árvore proibida, morreriam. Desobedeceram, quebraram a aliança, e experimentaram imediatamente a morte moral e espiritual, e, depois, a morte física. Convém lembrar que em todos os concertos há promessas de bênçãos, mas há a contrapartida da fé e fiel obediência. (Gn 1.27-30; 2.16-17; 3.2-20).
CONCERTO COM NOÉ - Após o dilúvio, do qual se salvaram Noé e sua família, num total de oito pessoas (Gn 7.13), Deus falou: "Convosco estabeleço o meu concerto, que não será mais destruída toda carne pelas águas do dilúvio e que não haverá mais dilúvio para destruir a terra". Como sinal perpétuo dessa aliança Deus deixou o arco sobre as nuvens (Gn 9.11-17). Chamada aliança noética.
 CONCERTO COM ABRAÃO - O concerto entre Deus e Abraão - aliança abraâmica - foi chamado "concerto perpétuo", porque extensivo às gerações vindouras e já apontando para o Reino Eterno de Cristo (Gn 17.7). Como parte da aliança Deus prometeu fazer de Abraão uma grande nação, e abençoar todas as famílias da terra através dele (Gn 12.2-3); dar a terra de Canaã aos seus descendentes, que seriam grandemente multiplicados: "E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti" (Gn 12.7,15; 13.16; 15.5; 17.2,6,7,8,9). O concerto foi feito com Abrão, nome mudado por Deus para Abraão (pai da multidão) (Gn 17.39). Como parte da aliança, Abraão deveria circuncidar todos os machos, filhos e servos sob sua autoridade, como selo do concerto, e de aceitação de Deus como Senhor (Gn 17.10-14, 23). Deus prometeu estender a aliança a Isaque, o filho da promessa que iria nascer (Gn 17.16,19). CONCERTO COM ISAQUE - Os termos da aliança foram renovados em Isaque: "Serei contigo e te abençoarei... multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e darei à tua semente todas as terras. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra. Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo" (Gn 26.2-5,24).
CONCERTO COM JACÓ - "Eu sou o SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás deitado te darei a ti e à tua semente. E tua semente será como o pó da terra... e em ti serão benditas todas as famílias da terra" (Gn 28.13-14). As alianças de Deus com seu povo provam que Ele é fiel à sua palavra. Para recebermos as bênçãos prometidas, fé e obediência são indispensáveis.
CONCERTO COM OS ISRAELITAS - Passados uns três meses da saída do Egito, Deus falou ao seu povo através de Moisés, ao sopé do monte Sinal (Horebe), para, basicamente, renovar e relembrar os termos do concerto com Abraão, Isaque e Jacó: a) a terra de Canaã seria deles; b) Deus seria o único Deus de Israel; o povo assumiria o compromisso de guardar suas leis e mandamentos; c) seriam castigados em caso de desobediência (Êx 6.3-8; 19.4-6; 23.20-25). Uma promessa que deve ser guardada no coração: "Agora, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes a minha aliança, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos...vós me sereis reino sacerdotal e nação santa" (Êx 19.5-6). O povo aceitou: "Tudo o que o Senhor falou, faremos" (Êx 24.3). Deus requer de nós o firme propósito de acatarmos os termos de sua aliança. As leis que deveriam ser obedecidas eram a lei moral (aqui incluídos os Dez Mandamentos), a lei civil, a lei cerimonial.
RENOVAÇÃO DA ALIANÇA NAS PLANÍCIES DE MOABE - Antes da entrada na terra prometida, e após percorrerem o deserto durante 39 anos, os termos do concerto foram relembrados. A finalidade era de dar conhecimento das promessas divinas aos que nasceram durante a peregrinação, e fortalecer espiritualmente o povo para enfrentar o desafio conquistar a nova terra (Dt 4.44-26.19; 31.1-33.29). Os capítulos 27 e 28 tratam das maldições e das bênçãos decorrentes da rebeldia ou da obediência. CONCERTO COM DAVI - O resultado mais imediato da aliança davídica foi o estabelecimento do reino do filho de Davi, Salomão, que deveria edificar um templo para o Senhor (2 Sm 7.11-13); o reinado de Davi passaria aos seus descendentes: "Fiz aliança com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: a tua descendência estabelecerei para sempre e edificarei o teu trono de geração em geração" (Salmos 89.3-4). A condição para o cumprimento dessas bênçãos seria a fiel obediência de Davi e de seus descendentes. A vinda de um Rei messiânico e eterno, da linhagem de Davi, estava implícito nesse concerto (Isaías 9.6-7). "Do trono de Jessé brotará um rebento, e das suas raízes um renovo frutificará (Is 11.1; Mq 5.2-4). Esse novo Rei seria chamado "O SENHOR, Justiça Nossa" (Jr 23.5-6).
A NOVA E ETERNA ALIANÇA EM CRISTO - A promessa de uma nova aliança está em Jeremias 31.31-33: "Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá... porei a minha lei no seu interior, e as escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." A nova aliança foi selada com o sangue de Jesus, com seu sacrifício voluntário, com sua morte expiatória: "Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados" (Mt 26.28). A nova aliança é superior à antiga: "Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de UM MELHOR CONCERTO, que está confirmado em melhores promessas" (Hb 8.6). E as melhores promessas são: os que se arrependem têm seus pecados totalmente perdoados (Hb 8.12); um novo coração e uma nova natureza recebem aqueles que verdadeiramente amam e obedecem a Deus (Ez 11.19-20); são recebidos como filhos de Deus (Rm 8.15-16); têm experiência maior em relação ao Espírito Santo (Jl 2.28; At 1.5,8).
Como vimos, de aliança em aliança Deus prosseguiu na execução do seu plano de salvação dos homens, sempre oferecendo novas oportunidades. A primeira manifestação desse plano está em Gênesis 3.15: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Para isso, "Deus mandou o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3.16). Já não é mais necessário sacrifício de animais para reparar nossas culpas, como no antigo concerto. O sangue do "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" manifestou-se por um ato único, perfeito e eficaz; o sacrifício voluntário de Jesus Cristo


fonte de pesquisa: Wekipedia

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AS TREVAS

ANDAR NAS TEVAS
 
Bem, então, o que é trevas? Nós devemos responder isto primeiramente no nível físico. O que você acha deste templo tomado de trevas? Ele está agora cheio de luz. Devemos de alguma forma empurrar a luz para fora e fazer entrar a escuridão? Evidentemente que não, precisamos somente apagar a luz. Onde quer que seja que não haja luz, por via de conseqüências haverá escuridão, porque a escuridão é simplesmente a ausência da luz. É precisamente isto o que João está colocando aqui. Andar nas trevas é simplesmente andar sem considerar a existência de Deus, andar como se Deus ali não importasse, porque Deus é luz. Isto significa ser um ateu prático. Não propriamente um ateu teórico, evidentemente. Nós cremos que há um Deus, sabemos que ele existe, mas vivemos como se não houvesse nenhum. Não expomos a nós mesmos a ele. Andamos nas trevas.
É esta realidade que João está descrevendo aqui. É possível ser um cristão e ainda assim andar nas trevas, tendo desligado Deus. Quando desligamos a luz as trevas instantaneamente penetram. Como tenho sugerido, esta não é uma condição rara, absolutamente. João começa tratando deste problema porque é um dos mais espalhados no meio dos crentes, é um problema que todas as igrejas enfrentam. É evidente em toda a parte. Você pode perder os benefícios da presença de Deus em seu coração e em sua vida ao ignorar a luz. Este é o caso que ele traz à nossa consideração.
Como nós fazemos isto? Eu gostaria de ser muito prático sobre este ponto. Eu tenho descoberto que algumas vezes este termo bíblico é tão familiar a nós que cai em nossos ouvidos sem darmos qualquer importância ao seu significado. Não sabemos realmente o que ele descreve, e, portanto, é algumas vezes de grande ajuda o colocarmos em outros termos. Como, então, realmente as pessoas fazem isto, de desligar a luz e andar nas trevas? Bem, existem maneiras muitos óbvias de o fazermos.

Algumas pessoas param de vir à igreja.

Esta é uma maneira. A Palavra de Deus, se é proclamado do púlpito como estamos fazendo, é um canal de luz. Ela penetra e sonda, ela perscruta a nossa vida íntima e expõe aquilo que está escondido dos outros e de nós mesmos ao nossos olhos. Se pararmos de virmos a igreja nós escapamos da luz desta maneira. De alguma maneira deixamos de nos conformar à Palavra de Deus. Descobrirmos isto, que se nos mantivermos distantes, não teremos aquelas fagulhas de consciência que a luz desperta. O escritor aos Hebreus nos adverte que haveria uma tendência de fazermos isto na medida em que o tempo se aproxima. Ele diz: " Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." (Hebreus 10:25 RA)
As ilusões desta era são tais que elas tendem a nos fazer desejar estar longe da luz. É mais confortável nos assentarmos naquele velho e macio sofá da carne e gozarmos um tempo conosco mesmo defronte a televisão. Esta é uma das maneira de desligarmos a luz
.
Uma outra maneira é deixarmos de lermos as Escrituras

. Existem muitas pessoas que deixaram de fazê-lo. Um número incrivelmente grande de crentes já desligaram a luz por cessar de ler a Palavra de Deus. Raramente abrem a Bíblia. Eles ouvem um verso aqui e outro ali e se contentam com ouvir alguns versículos na Escola Dominical ou os textos que são lidos durante o culto, mas raramente abrem a Bíblia por si mesmos. Enchem de desculpas por não fazê-lo - estou sem tempo, a vida moderna é cheia de pressões, etc., na verdade isto tudo mostra um desejo de se afugentar da luz. A Palavra é luz, mas nós queremos andar nas trevas. Como certa vez Mark Twain falou: "Não são aquelas partes da Escrituras que eu não entendo que me aborrecem, são aquelas partes que eu entendo". Ou então aquela senhora que me abordou e disse: "Pastor este texto da Bíblia é muito difícil!" E eu lhe perguntei: "Por que, a senhora não o entendeu? E ela respondeu: "Não, pastor, foi exatamente porque eu o entendi!"

Agora há outro, uma maneira mais sutil de andarmos nas trevas.
Nunca olhe para si mesmo.

Nunca se examine a si mesmo. Ouça atentamente o sermão na medida que ele está sendo exposto, mas nunca o aplique ou faça perguntas a si mesmo a respeito do que está sendo dito. Esta é uma das maneira mais certas de andarmos nas trevas, e aqui está uma das mais comuns evasivas de nosso tempo. Eu imagino que aqui esteja, talvez, a maior causa da fragilidade entre os crentes, deixamos de examinarmos a nós mesmos. E uma das formas mais seguras de vermos esta nossa fragilidade é que estamos apontando constantemente as nossas ferinas armas de crítica para os outros. Ouvimos com um senso crítico e analisamos o pregador e não a mensagem do pregador. Ouvimos e indagamos o porque fulano e beltrano não estão aqui para ouvir o que o pastor está falando: "Isto bem que serve para o sicrano!" nunca fazemos a nós mesmos perguntas penetrantes de como temos sido diante de Deus em nossa vida cristã. Paulo nos recomenda: Examina a vós mesmos se estais na fé. Paulo urge que o façamos. Ele diz, com efeito, Não fique dizendo por ai que pelo fato de você ter ouvido a verdade você a está obedecendo, pergunte a si mesmo: "Onde estou eu?" João diz: "provai os espíritos se procedem de Deus, ...(1 João 4:1 RA)
Examine o que você está ouvindo e como você está pensando e amolde os seus pensamentos aos pensamentos das Escrituras. Coloque para você mesmo a mais básica questão da vida: "Onde eu estou?" Faça isto freqüentemente e periodiacamente.
MINHA CONCLUSÃO: O PECADOR VIVE NAS TREVAS PQ NA LUZ TUDO SERÁ DESCOBERTO


Cont...1 pedro 2;9-10

Somos escolhidos por Deus

Isaias 59 ;1-2
O que nos separa de Deus é o nosso pecado,devemos lembrar que Deus está próximo e disposto a nos ouvir

Atos 2;38 Devemos nos arrepender em nome de Jesus para o perdaõ dos nossos pecados eser batizados

João 8;31-32-só a verdade da bíblia que nos liberta

Romanos 3;23-25=Todos pecaram

Pv 28;13 Aquele que confessa o pecado prospera

Tiago 5;16 Devemos confessar uns com os outros

Tipo de pecados:

Pecados de Ação...Galatas 5;19-21...Ap 21;8
Quando nos mantemos no pecado não herdaremos o reino de Deus

Pecados de  Omissão...Tiago 4;17
. SAbemos que devemos fazer o bem e não fazemos

Devemos a prender a perdoar quem não perdoa vive nas trevas

Mateus 5;38-42...No mundo é olho por olho ,dente por dente mas Deus nos ensina a perdoar

MAteus 6;14-15...Se perdoarmos tb seremos perdoados

SAlmos 37...Deixar Deus agir em nossas vidas para evitar que a ira tome conta de nós


Tiago 3;1- 12...cuidado com a lingua

Apocalipse 21;8 O que não busca as obras do espirito não herdara o reino de Deus

Galatas 5;19...Libertinagem cuidado p/ não contribuir  pro pecado
O pecado em nossas vidas deve ser odiado

1Cor 6;12...Lembrar que tudo é permitido mais nem tudo nos convem,não deixar que situações e coisas externas nos domine

Atos 26;20 Devemos fazer coisas pra demonstrar arrependimento

Pergunta: "O que diz a Bíblia sobre racismo, preconceito e discriminação?"

Resposta: O primeiro item a compreender nesta discussão é que há uma só raça: a raça humana. Caucasianos, africanos, asiáticos, indianos, árabes, judeus, etc, não são de diferentes raças, mas ao invés disto, são de diferentes etnias da raça humana. Todos os seres humanos têm as mesmas características físicas (com pequenas variações, é claro). Mas principalmente, todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:26-27).
Deus ama o mundo inteiro (João 3:16).
Jesus entregou Sua vida por todos no mundo inteiro (I João 2:2). O "mundo inteiro", obviamente, inclui todas as etnias da humanidade.

Deus não mostra parcialidade ou favoritismo (Deuteronômio 10:17; Atos 10:34; Romanos 2:11; Efésios 6:9), e nem nós deveríamos

. Tiago 2:4 descreve a qualquer um que mostra discriminação como juiz "de maus pensamentos". Devemos sim amar a nosso próximo como a nós mesmos (Tiago 2:8).
No Velho Testamento, Deus dividiu a humanidade em dois grupos "raciais": judeus e gentios. A intenção de Deus era que os judeus formassem um reino de sacerdotes, ministrando às nações gentias. Mas ao contrário, em sua maioria, os judeus se tornaram orgulhosos de sua posição e desdenharam dos gentios. Jesus Cristo colocou fim a isto, destruindo a parede divisória da hostilidade (Efésios 2:14). Todas as formas de racismo, preconceito e discriminação são afrontas à obra de Cristo na cruz.

Jesus nos ordena que amemos uns aos outros assim como Ele nos ama (João 13:34). Se Deus é imparcial, e nos ama com imparcialidade, isto significa que precisamos amar aos outros com o mesmo alto padrão. Jesus nos ensina, ao final de Mateus 25, que tudo o que fizermos com o menor de Seus irmãos, faremos a Ele. Se tratarmos uma pessoa com desprezo, estamos maltratando uma pessoa criada à imagem de Deus; estaremos ferindo alguém que Deus ama e por quem Jesus morreu.

O racismo, em formas variantes e vários graus, tem sido uma praga na humanidade por milhares de anos. Irmãos e irmãs de todas as etnias, isso não pode ocorrer! Para as vítimas do racismo, preconceito e discriminação: você precisa perdoar. Efésios 4:32 declara: "Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Não, os racistas não merecem seu perdão, mas nós, muito menos ainda, merecemos o perdão de Deus! Aos responsáveis pelo racismo, preconceito e discriminação: vocês precisam se arrepender e apresentar-vos "a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça" (Romanos 6:13) Que Gálatas 3:28 seja completamente cumprido: "Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."

É importante entendermos, também, que cultivar o amor ao próximo não significa ACEITAR TD QUE O PRÓXIMO TENDE A FAZER
dEUS AMA O PECADOR ,MAS ABOMINA O PECADO
 
Infelizmente, uma parte da mídia vem usando uma máscara de amor ao próximo para condenar as discriminações de caráter preventivo e apregoar a indiscriminação total e generalizada. Essas pessoas, de ideais utópicos e estranhos, têm atribuído conotações exclusivamente pejorativas, à palavra preconceito, para desmoralizá-la e destruir seu efeito preventivo (o lado benéfico). No fundo, querem semear "ervas daninhas" em nosso meio e contaminar a nação com hábitos idólatras e pagãos
EU SEGUREI MUITAS COISAS EM MINHAS MÃOS;E EU PERDI TUDO
MAS TD QUE COLOQUEI NA MÃO DE DEUS;AINDA POSSUO
mARTIN lUTHER lING
 
Temos que distinguir e entender a diferença entre relacionamento e comunhão. Relacionamento é o se tornar membro da família de Deus pela fé em Jesus Cristo. Isto ocorre quando o Espírito Santo de Deus abre o nosso coração e nós respondemos consagrando a nossa vida ao Senhor. João deixa isto muito claro no final desta sua carta: "Aquele que tem o Filho (o relacionamento) tem a vida; mas aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida (não tem este relacionamento)." (I João 5.12). A vida cristã tem o seu início aqui com este fato que nos leva a um relacionamento. Mas comunhão é ter uma experiência com Cristo. Relacionamento é aceitar a Cristo, relacionamento é experimentá-lo. Você jamais poderá ter comunhão a menos que seja estabelecido um relacionamento, mas certamente você pode ter um relacionamento sem qualquer comunhão. E é exatamente isto que esta carta nos enfatiza. Relacionamento nos coloca na família de Deus, mas comunhão faz com que a vida da família brilhe através de nós. É isto o que faz a diferença entre os crentes. Relacionamento é estar "no Senhor" mas comunhão é "fortalecer-se no Senhor e na força do seu poder,"(Ef.6. 10), como Paulo tão lindamente expressa sua sua carta aos Efésios.
Relacionamento significa que tudo o que Deus tem é potencialmente nosso, mas comunhão significa que você usufrui a cada instante deste maravilhoso potencial, e estes recursos preciosos são visíveis em nossa experiência. Relacionamento é você possuindo a vida de Deus em sua vida. Comunhão é Deus possuindo a você na vida dEle. Comunhão é, portanto, a chave para um cristianismo vital. É por isto que esta preciosa carta nos chama de volta aos pontos fundamentais da fé cristã, e focaliza a nossa atenção primeiramente nestes fundamentos. A questão importante que temos que responder é: Você como crente em Cristo goza de uma profunda comunhão com o Pai e com o seu Filho, experimentando todas as coisas em comum?

A vergonha" crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB



"A Vergonha" - crônica de Luiz Fernando Veríssimo sobre o BBB

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos.. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos "heróis" como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE.

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um "zoológico humano divertido". Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os "animais" do "zoológico": o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a "não sou piranha mas não sou santa", o modelo Mr. Maringá, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível.
Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo "Heróis" São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados...

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o "escolhido" receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. </span><span>
Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade. 
Cada um tire suas conclusões.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Jesus Advogado Fiel




Não há melhor advogado, não há melhor defensor, não existe outro, ninguém jamais possuiu ou possuirá suas qualidades..."

"Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo". (Bíblia Sagrada, I João 2:1).

.

Somos tendentes ao pecado, herdeiros de uma natureza que procura levar-nos à práticas pecaminosas. E por mais que procuremos evitar, por mais que procuremos manter nossa integridade espiritual, por mais que procuremos evitar o pecado, cometemos deslizes, cometemos falhas, caímos em fraquezas e pecamos





O que fazermos quando isto acontece? Qual a melhor atitude? Será que Deus pode me perdoar a todo instante? Há alguém que se importe comigo? Há alguém que me represente, que me defenda, que interceda por mim?

O texto da Bíblia Sagrada acima esposado deixa claro que sim. Há sim alguém que intercede por mim. Há sim alguém que me representa diante de Deus. Tenho um advogado. Segundo o texto bíblico registrado na carta do apóstolo Paulo à Timóteo, primeira carta, capítulo 2, versículo 5, encontramos mais uma vez esta pessoa intercessora, este mediador, este advogado: "Porquanto há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem."

Por mais que em algum momento procuremos encaixar entre nós e Deus outros mediadores, outras formas de termos nossos pecados perdoados, outras formas de obtenção do perdão divinal, a Bíblia é clara, não há outro mediador, não há outro advogado, não há outra forma. É somente por Ele, somente através d’Ele, Jesus Cristo.

Sabendo que não há outro, resta-me ainda saber se posso confiar em meu advogado, preciso saber quais as qualidades que fazem deste meu advogado o único, porquê devo confiar n’Ele?

Um bom advogado deve no mínimo conhecer da Lei. Será que meu advogado junto a Deus conhece da Lei? Regozijo em saber que meu advogado, nosso advogado, não só conhece da Lei, não estudou a Lei, mas sua palavra é a própria Lei, a Lei imutável, .

Ele mesmo confirma que sua palavra é a Lei quando diz que tudo pode passar, tudo pode se modificar, tudo pode se alterar, pode passar céus e terra, mas suas palavras permanecem para sempre (Mateus 24:35). É a verdadeira Lei, a Lei verdadeiramente justa, a Lei eterna, a Lei imutável, inalterável.

Nosso advogado, como filho do próprio Deus, como portador das mesmas características do Pai, é o mesmo que apresenta-se como aquele que nada deixa faltar, a nós seus clientes, que nos provê de alimento, que refrigera nossa alma, que nos guia por caminhos tranqüilos. (Salmo 23)

Nosso advogado, é aquele sob cujos cuidados podemos descansar, é nosso refúgio e fortaleza, nos socorre nos momentos de angústia, nos protege a ponto de mil serem feridos ao nosso lado e dez mil à nossa destra mas nós não somos atingidos, ainda que comamos coisa mortífera mal algum se nos faz, pisamos serpentes e leões e nenhum dano nos ocorre, pois Ele está conosco em todo tempo e nos protege. (Salmo 91)

Nosso advogado, ainda que não tenha nossa culpa, supera quaisquer outros quando toma sobre si as nossas dores e enfermidades, leva sobre si nossos erros e maldições, assume nossas culpas e erros como se seus fossem para que possamos ser livres. (Isaias 53)

Quando buscamos saber a verdade, nosso advogado nos diz: "Eu sou a verdade".

Quando buscamos um norte, uma orientação, um caminho, Ele nos diz: "Eu sou o caminho".
Quando queremos saber o que será do nosso porvir, o que será do nosso futuro, nosso amanhã, Ele diz: "Eu sou a vida eterna para ti". (João 14:06).

E, por fim, certos de que possuímos o melhor advogado, queremos saber qual o resultado, o que receberemos com nossa causa ganha, surge nosso advogado dizendo: - Ao que vencer... darei de comer do fruto da árvore da vida (Apocalipse 2:7); - não receberá o dano da morte (2:11); dar-lhe-ei de comer do maná escondido e lhe darei uma pedrinha branca escrito um novo nome (2:17); dar-lhe-ei poder sobre as nações (2:26); dar-lhe-ei vestes brancas e escreverei seu nome no livro da vida, ainda falarei da seu nome diante de Deus e dos anjos (3:05) concederei que reine comigo para sempre (3:21).

Não há melhor advogado, não há melhor defensor, não existe outro, ninguém jamais possuiu ou possuirá suas qualidades, mas como tê-lo como meu advogado, como entregar-lhe minha causa ?

Necessário se faz que assinemos a procuração, confessemos nossos pecados e falhas diante de nosso advogado, contemos para Ele nosso problemas, entreguemos para Ele nossa causa, deixemos que Ele nos oriente, nos dirija, nos cuide, nos proteja. Mas como?

O salmista, no Salmo Bíblico de número 37, no verso de número 05 nos ensina e nos mostra como termos este advogado dizendo: Entrega teu caminho ao Senhor, confia n’Ele, e o mais Ele tudo fará.

Ele está pronto a patrocinar nossa causa, está pronto a vencer esta causa por nós, está pronto para nos fazer mais puros que a neve, está pronto para nos fazer santos, basta que entreguemos a Ele nossas vidas.

Entreguemos nossas vidas a Jesus orando, em coração contrito, e pedindo que nos tome em suas mãos, que tome nossas vidas sob sua direção, e confessando que sozinhos não podemos realmente fazer nada. Só com Ele podemos ser vitoriosos, só com Ele podemos ser felizes, só com Ele podemos vencer nossos pecados e imperfeições. Com Ele somos então mais que vencedores.
http://neideestudosbiblicos.blogspot.com/2009/11/jesus-cristo-o-advogado-dos-pecadores.html

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Oração

rar é conversar com Deus. A Bíblia diz em Salmos 4:3 "Sabei que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor me ouve quando eu clamo a ele."
A oração é um grande privilégio. Hebreus 4:16 "Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno."

O

Deus é acessível. Salmos 65:2 "Ó tu que ouves a oração! a ti virá toda a carne."

Está Deus disposto a escutar e responder às nossas oraçôes? Mateus 7:11 "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?"

Sob que condições nos prometeu Deus dar as bençãos que necessitamos? Mateus 7:7-8 "Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á."

Uma das coisas que deveríamos pedir a Deus é sabedoria. Tiago 1:5-8 "5Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos."

Que diz o salmista sobre as ocasiões quando o Senhor não ouve uma oração? Salmos 66:18-19 "Se eu tivesse guardado iniqüidade no meu coração, o Senhor não me teria ouvido; mas, na verdade, Deus me ouviu; tem atendido à voz da minha oração."
Alguma vez Deus recusa-se a responder uma oração? Provérbios 28:9 "O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração é abominável."

Em que nome devemos orar? João 14:13-14 "E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei."
Não se esqueça de agradecer a Deus por responder às nossas oraçôes. Filipenses 4:6 "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças."

Quão frequentemente devemos orar? Efésios 6:18 "Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos." A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:17 "Orai sem cessar."

Às vezes Deus responde às nossas orações antes de orarmos. Isaías 65:24 "E acontecerá que, antes de clamarem eles, eu responderei; e estando eles ainda falando, eu os ouvirei."

Às vezes Deus diz ‘não’ aos nossos pedidos de oração. 2 Coríntios 12:8-9 "Acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo."

Às vezes Deus responde às nossas orações dizendo, ‘Espera’. Salmos 37:7 "Descansa no Senhor, e espera nele."

A habilidade de Deus em ajudar-nos não tem limite. Efésios 3:20 "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera."

Quão completamente prometeu Deus suprir as nossas necessidades? A Bíblia diz em Filipenses 4:19 "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus."

Como sei sobre que orar? Romanos 8:26-27 "Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos."

Sob que condiçôes diz Jesus que Ele responderá aos nossos pedidos de oração? Marcos 11:24 "Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis."

Que pedidos podemos confiar que Deus ouvirá? 1 João 5:14-15 "E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido."


As orações não são mágicas. A Bíblia diz em Mateus 6:7-8 "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes."
 
A vida de Cristo era de oração. Jesus fazia da oração uma prioridade importante. Marcos registra que "tendo-Se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava" (Mar. 1:35). Lucas testemunha que Jesus "retirou-Se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus" (Luc. 6:12). "Nenhuma outra vida já foi tão assoberbada de trabalho e responsabilidade como a de Jesus; todavia, quantas vezes estava Ele em oração!"
Ao orar, vamos dirigir nossas orações ao Pai celestial. Oremos em nome de Jesus. Oremos de acordo com a Sua vontade. Vamos juntar-nos ao Senhor Jesus na obra sagrada da intercessão.
Orando em nome de Jesus"Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (I Tim. 2:5).Em João 14:12-14, Jesus diz que devemos pedir as coisas em Seu nome. Isto é, o que solicitarmos ao Pai, devemos solicitar em nome de Jesus. O que significa isso? Muitas vezes, quando oramos, nos dirigimos ao Pai, e depois, nossa oração costuma terminar assim: "E pedimos estas coisas em nome de Jesus".
Quando oramos em nome de Jesus, declaramos a nós mesmos, aos outros seres humanos e mesmo ao Universo (veja I Cor. 4:9) que reconhecemos pessoalmente a autoridade e o poder de Jesus Cristo em nossa vida. Orando em Seu nome, manifestamos que O aceitamos pessoalmente como nosso Salvador, Redentor, que morreu pelos nossos pecados e por quem temos pleno acesso ao Pai (veja Heb. 8:1). Orando em nome de Jesus, podemos reclamar as promessas de Deus que nos foram dadas nEle e por meio dEle. Ao orar em nome de Jesus, expressamos abertamente nossa fé nEle como aquele que cobriu o abismo causado pelo pecado entre o Céu e a Terra, por quem, como pecadores, fomos reconciliados com o Pai celestial. "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação" (II Cor. 5:18 e 19).
Orando de acordo com a vontade do Pai (Mar. 14:36; João 6:38; I João 5:14 e 15)Jesus declarou: "‘Porque Eu desci do Céu, não para fazer a Minha própria vontade, e sim a vontade daquele que Me enviou" (João 6:38). Mesmo quando orava, Jesus demonstrava o compromisso de submeter a vontade dEle à vontade do Pai. Quando oramos, existem certos pedidos que podemos saber com certeza que estão em harmonia com a vontade do Pai. Por exemplo, quando oramos pela salvação, Jesus nos assegura em João 3:16 que estamos orando conforme a vontade do Pai
Orando pelos outros É impossível viver sob a soberania de Cristo e orar só por si mesmo. Quando Jesus Cristo é Senhor de suas orações, você se unirá a Ele em intercessão pelos outros. Jesus orava por grupos de pessoas (veja João 17:9 e 20) e também por indivíduos (veja Luc. 22:31 e 32). Vários verbos gregos são usados no Novo Testamento para descrever as orações de Jesus. Um desses verbos significa "implorar". Este é o verbo usado em Lucas 22:32 para descrever a oração de intercessão que Jesus fez em favor de Simão Pedro. "Coisa alguma podia fazer Satanás contra a todo-eficiente intercessão de Cristo. E a oração feita por Cristo em favor de Pedro, Ele faz em benefício de todos quantos são humildes e contritos de coração."
Muitas vezes, somos solicitados a orar por outros quando estão enfrentando dificuldades e provações. Na igreja são mencionadas pessoas que "precisam das nossas orações". Em certas ocasiões, somos tentados a nos sentir subjugados porque existem tantas pessoas em nossa lista de oração. Não obstante, existem muitas advertências e exemplos na Bíblia de fiéis servos de Deus que oram pelos outros. Também não podemos negligenciar a nossa parte. Existe um poder na oração que só aqueles que oram em espírito e em verdade podem experimentar.
De fato, mesmo a ciência está começando a entender melhor o poder da oração. Embora o assunto ainda esteja em debate, foram feitos estudos que convenceram muitos cientistas e médicos "seculares" de que a oração pelos doentes, realmente os ajuda a melhorar – um fato que da perspectiva "científica" não faz sentido. Tudo isso simplesmente mostra como a oração é algo que está além do que a ciência pode entender ou explicar

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Homem de Deus ,Tempo de Deus Aprovação de Deus

HD, TD, AD. Isto significa o Homem de Deus... no Tempo de Deus... para a Aprovação de Deus


 
Fiquei meditando nessas tres siglas e procurei me aprofundar em seus significados...
 
Homem de Deus:será que nesse momento sou um homem de Deus (mulher),estou dando meu testemunho vivo de como ser um verdadeiro homem de Deus?
 
Deus nos fala de tres homens de Deus na bíblia,
Jó:o homem que falhou em suas motivações. Jó diz, "Eu nunca prejudiquei ninguém - eu sei que tenho sido justo". Apesar de Jó ser um homem piedoso que se afastava do mal, é evidente que estava convencido de sua própria retidão e justiça. Após ler o livro de Jó, você se perguntará como Deus poderia ter tido tamanha consideração por um homem tão orgulhoso da própria piedade. Mas Deus sabia o que estava fazendo quando permitiu que Satanás provasse e testasse Jó por um período.
 
DAvi: homem que falhou na moral. Dá para imaginar um homem assim tão firme e valoroso caindo num pecado tão grosseiro? Como poderia cair tanto, a ponto de chegar ao adultério - e depois cometer assassinato para esconder isso? Você consegue entender que mesmo após isso, Davi ainda seja chamado de "homem segundo o coração de Deus"?
 
Pedro: homem que falhou em sua missão. Ele tinha uma relação íntima com Jesus Cristo e um chamado pessoal de vida vindo do Senhor. A ele foram confiadas as chaves do reino. Mesmo assim esse discípulo e amigo de Jesus mais tarde nas montanhas ficou chorando, tendo rejeitado e xingado o próprio Cristo que ele tanto amava. Mas a despeito de seu fracasso, Pedro se tornou um homem que foi milagrosamente transformado - e que serviu como o porta-voz de Deus no Pentecostes.
Finalmente, veja Jesus - o Filho de Deus, que foi tocado por todas as enfermidades e provações destes homens, e que é tocado pelas nossas também
Quais são os processos usados na feitura de um homem ou de uma mulher de Deus? Que forças e pressões Deus exerce para produzir justiça naqueles que O amam? Que guerras profundas, duras, frias - deve enfrentar uma pessoa que queira o toque de Deus? Se você realmente quer saber a resposta, primeiro esteja avisado: não ore dizendo "Jesus, ponha Tuas mãos sobre mim, e me use", a menos que esteja disposto a enfrentar as lutas que deverão vir.
Por exemplo, quando você ler a biografia de um missionário que tenha sido poderosamente usado por Deus, não espere encontrar uma história de romance, aventuras, beleza, amor, honestidade, felicidade e vitória constantes - de jeito algum! Às vezes você encontrara o caráter enganador de Jacó saltando de dentro das páginas. Outras vezes você lerá do desgosto e do desencorajamento - de pessoas sempre lamentando, "Eu sou inconsistente, e tão inclinado para o pecado. Como Deus vai poder me usar assim?". Encontrará histórias não de aventura, mas de lágrimas e dor, de gente que chora e chora até conseguir dormir. As páginas desses livros estão cheias de lágrimas, sofrimento e fracassos.
Se deseja ser um homem ou mulher de Deus, preciso lhe perguntar: você tem gasto tempo ajoelhado e suplicando a Deus para que Cristo seja formado em você? Em sua alma você tem desejado ardentemente se tornar um seguidor verdadeiro de Deus, andando no Espírito? Se não ficou obcecado com o desejo de ser um homem ou uma mulher de Deus, então você errou completamente o alvo. Porque o seu coração e seus lábios deveriam bradar, "Jesus, me transforme na Tua imagem! Permita que eu me torne um servo Teu!".
Nunca até hoje achei ter atingido isso. Ainda assim, há uma coisa que desejo mais do que tudo no mundo: me tornar um verdadeiro homem de Deus. Quero que o meu viver e o meu morrer tragam glória a Jesus.
Se você realmente quer saber quais os processos que produzem piedade, então estude o que aconteceu no jardim do Getsêmane. Olhe para Jesus, o Filho de Deus, pois Ele é o nosso exemplo. Todas as forças que se alinharam contra Jó estavam lá no jardim, alinhadas contra Cristo. O tentador que se levantou contra Davi também buscou tentar Jesus no deserto. Todas as forças de tormento que fustigaram a alma de Pedro também montaram um ataque contra o nosso Salvador no jardim.
Não há uma provação que enfrentemos que o próprio Jesus não tenha enfrentado. Ele é tocado pelos sentimentos de nossas enfermidades e aflições - por cada uma delas. E para sermos como Cristo, temos de estar dispostos a enfrentar o que Ele enfrentou 
Tempo de Deus
 
Então você me pergunta novamente, então Deus não está me ouvindo? Será que ele não quer me abençoar ? A própria Bíblia responde: " EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir." (
Isaias 59:1), Deus te ama, ele quer te abençoar, ele tem um plano perfeito para você e na hora certa vai te mostrar.
E Porque demora tanto?Deus é o dono de todo o tempo, ele sabe a hora certa de abençoar e de conceder a vitória, mesmo que pareça demorar seu plano é perfeito e ele chega na hora exata, dá a vitória muito além do que desejamos, pois a palavra diz " Se vós que sois maus sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o nosso Pai no céu…", viu, percebeu, Deus tem o melhor pra nós, mas é no tempo dEle, e não no nosso, vamos a alguns exemplos que vão lhe mostrar que o tempo de Deus é diferente do seu.
A mulher de Abraão não podia gerar um filho, porém Deus disse a Abrão que Ele tornaria a descendência de Abraão uma grande nação, mas como se ele nem filhos tinha? Então você imagina que depois que Deus disse a Abraão que ele iria gerar um filho e de seus descendentes nasceriam uma grande nação ele já pode gerar seu filho e multiplicar, não! Foram mais de 15 anos orando e esperando isso acontecer, isso mesmo mais de 15 anos, e você ainda acha que a sua vitória esta demorando? Quanto tempo está demorando sua prova? Um mês, quinze dias? Uma semana? E você já quer desistir? Espere um pouco mais Deus tem vitória pra você.

 Tem mais…
Você já deve ter ouvido a história de José, conhecido como José do Egito ( porém é José no Egito), o filho mais novo de Jacó que era filho do nosso irmão Isaque citado ai em cima, querido pelo seu pai, e por ciúmes de seus irmãos foi lançado em uma cova. úmida, fria, nojenta, depois vendido como escravo ao Egito, passou frio, fome, além disso ainda sofreu calunia e foi preso por dois anos, acusado de ter atacado e assediado a mulher do seu senhor. Você pode imaginar, você fiel, cristão, correto, e tudo isso acontecendo com você, você ora e louva e é jogado em uma cova, mesmo assim você bendiz o nome de Deus e é vendido como escravo, quando você já longe da sua familia, da sua casa, servindo um povo e um lar estranho como escravo, ainda é acusado como estuprador e é lançado na cadeia. Quantas vezes você fez tudo certo e mesmo assim ainda deu tudo errado, e quanto mais perto de Deus você ficava mais acusado e atormentado você era, você não é o único, José ficou preso até que um mordomo, que esteve na cadeia se lembrou dele, trazendo-o perante a Faraó para interpretasse um sonho, sonho que nem mesmo o próprio Faraó se lembrava, então José pediu um tempo para orar, orou a Deus e voltou a Faraó não só com o sonho que ele tinha tido como também com a resposta para ele, Isso sim é um mover de Deus, então você percebe que José passou aquilo tudo, todos aqueles anos, toda aquele sofrimento, só para naquele momento estar na presença de Faraó, a história de José está em Gênesis, leia sobre ela atentamente e você irá entender melhor o que Deus quer falar pra você, por fim Faraó o pôs de Governador do Egito, sendo José o segundo no comando do Egito tendo apenas como chefe o próprio Faraó!! E no fim da história José ainda salvou não só ele, como toda a sua familia e seu povo da fome que desolou aquela época. Sabe quanto tempo da sua venda como escravo até virar governador no Egito josé ficou cativo? 17 anos !!! Isso mesmo foram dezessete anos, sendo 15 anos como escravo e dois anos preso na cadeia. Será que hoje você suportaria passar dezessete anos na luta? Pare e pense, Deus tem um mistério pra você, que você não consegue entender, nem enxergar mas que na hora certa vai ser revelado, não desista, não blasfeme contra 


 Agora mais um exemplo para mostrar que o Tempo de Deus não é igual ao meu e o Seu.
Jesus fora avisado que seu amigo Lázaro, a quem amava, estava muito enfermo na cidade de Betânia, mas diz a Bíblia que Jesus ouvindo isso ainda permaneceu dois dias no lugar onde estava, você percebe, Jesus amava Lázaro, sabia que ele estava doente e haveria de morrer antes de sua chegada, porém ele não foi de imediato para curá-lo, por que? "E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. " ( João 11:4), compreendeu, mesmo quando estamos enfermos, doentes, passando provas, tribulações, o meu e o seu problema não é para a morte mas para a glória de Deus, que tempo glorioso, se fosse dizer hoje poderíamos dizer que Jesus tem o "timing" exato, e sabe a hora certa de agir, como todos já devem saber, quando Jesus chegou em Betânia lázaro já estava a quatro dias morto, então Marta foi ao seu encontro e disse: " Senhor se tu estivesse aqui meu irmão não teria morrido ", quantas vezes nós dizemos a mesma coisa, Senhor se o senhor estivesse comigo não aconteceria isso, Senhor se estivesse comigo eu não passaria essa prova, mas o que não sabemos é que mesmo em meio as lutas, em meio as provas, Deus se faz presente e nos prepara para o milagre da ressurreição, seja ressurreição do seu casamento, do seu emprego, da sua vida familiar, da sua vida espiritual, não reclame com Deus pois ele sabe o tempo de todas as coisas. E Jesus disse a Marta: "Quem crê em mim, mesmo que esteja morto viverá!" Crês tu isto? Creia, e viverás.
Mas parece que a vitória nunca chega?Ainda há uma coisa que atrapalha a chegada da sua vitória, a murmuração; reclamar, fazer aquilo que não é da vontade de Deus e fraquejar atrasam a chegada da sua vitória, e como não podemos deixar de citar a Bíblia, você já leu no livro de Números que o povo de Israel depois de ser libertado do Egito, depois de Deus ter aberto o Mar Vermelho, depois de ter mandado água de uma rocha e maná do céu, depois de terem visto toda a glória de Deus, ainda assim murmuraram contra Deus, disseram que melhor seria ter morrido na Terra do Egito do que passar fome ou enfrentar os inimigos da terra prometida, e por causa dessa murmuração ficaram por mais 40 anos no deserto, ou seja por causa da murmuração eles aumentaram no tempo da sua vitória 40 anos, quantos anos você está aumentando para receber a sua vitória, não atrase o relógio de Deus com a sua murmuração.


Concluindo:Nós devemos esperar em Deus, " Esperei com paciência no SENHOR e ele ouviu o meu clamor…", confiar nEle, crêr que Ele tudo pode, que tem um plano divino de mistério pra você, mesmo que pareça difícil sem solução, você ainda pode confiar, tanto a Bíblia como a vida de várias pessoas servem de testemunho, para mostrar que Deus é Fiel, pois " TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do Céu" (
Ecl. 3:1
 
 
Israel. Moisés foi um líder notoriamente aprovado por Deus, substituí-lo não seria tarefa fácil. Josué sabia que necessitava da aprovação de Deus e com suas palavras de ânimo a Josué, o Senhor mostra em que consiste a aprovação divina de um servo.

Para ter aprovação divina devemos ter iniciativa de obedecer o que sabemos de antemão ser vontade de Deus. Moisés já tinha profetizado que a terra de Canaã pertenceria a Israel, a primeira coisa que Deus diz a Josué é que passe o Jordão e siga em frente para fazer a vontade do Pai.

Fato semelhante ocorre conosco quando aceitamos a Jesus como Salvador, é o primeiro ato para fazer a vontade de Deus, se não aceitamos a Jesus não podemos seguir em frente pois primeiro precisamos ser justificados perante Deus. No tempo de Josué a justificação era pela lei, hoje é pela aceitação do sacrifício de Jesus por nós. Josué deu o primeiro passo, devemos fazer o mesmo, pela fé, para obter a aprovação de Deus.

Para obter a aprovação de Deus também devemos nos esforçar e ter bom ânimo para cumprir a vontade de Deus em nossa vida. Não basta esforço e coragem para qualquer coisa, é necessário esforço e coragem para fazer a vontade de Deus mesmo que tudo e todos sejam contrários. Esforço e coragem para Deus não se confunde com a violência do ser humano que é naturalmente violento e psicologicamente agressivo, embora na história da época primitiva de Josué tal conduta fosse o padrão de justiça entre todos os povos, Deus não solicita mais violência com juízos duros mas limita, com a lei, a violência e as perversões inerentes a humanidade.

Portanto para ser aprovado por Deus, precisamos nos submeter à Sua vontade pela fé, com coragem para contrariar o mundo sem Deus e nossa própria natureza carnal. Só é aprovado por Deus quem reconhece sua condição de pecador e diminui a sua vontade para que a vontade de Deus prevaleça em sua vida.

Que Deus nos abençoe e que seja feita a Sua vontade em nós.


 

Quebrantamento

QUEBRANTAMENTO
Quebrantamento é como uma semente que precisa ser plantada no chão para morrer.
É o processo onde Deus começa a quebrar toda a casca exterior da nossa carne, das nossas nossas capacidades naturais, da nossa autoconfiança, a fim de liberar a própria vida do seu Espírito e da sua natureza divina dentro de nós.
Alguém já deu esta definição de quebrantamento: `É o despedaçamento da vontade própria, de forma que cada reação passe a estar sob o controle do Espírito Santo de Deus´.
Aqui está uma definição prática de quebrantamento que tem me ajudado: Quebrantamento é nossa resposta de HUMILDE e OBEDIÊNCIA à convicção do Espírito Santo, ou à revelação da Palavra de Deus.
Humildade tem dois ingredientes chaves que a compõem. 1-

1-Um deles é concordar com Deus. Isto é o que significa `confessar´ em 1 João 1.9, ou seja, chamar meu pecado pelo mesmo nome que Deus usa.
Humildade envolve concordar com Deus e dizer sobre meu pecado o mesmo que Deus diz sobre ele.

2- é reconhecer minha necessidade.
Geralmente somos como a igreja da Laodicéia, e nosso testemunho é: `Somos ricos. Temos fartura de bens e não necessitamos de nada.´ Mas Deus diz:
`Você não entende que é pobre, coitado, miserável, cego e nu. Aconselho-lhe a se arrepender, a ungir seus olhos com colírio, a fim de que possa ver.´ Humildade significa concordar com Deus e depois reconhecer minha necessidade.
Quebrantamento também inclui obediência. Obediência é fazer exatamente o que Deus manda, quando ele manda,COMO ELE MANDA e com a atitude certa de coração.


Podemos concordar com Deus sobre nosso pecado e reconhecer nossa necessidade, mas se não agirmos para fazer o que ele mandou, não experimentaremos quebrantamento. Não é suficiente concordar; não é suficiente reconhecer minha necessidade. Preciso obedecer!


!
Estou descobrindo pessoalmente que quebrantamento me transforma como pessoa. Quebrantamento muda a maneira de reagir à minha família,no meu trabalho,na escola
Você já notou como é muito mais fácil ser `cristão´ na igreja do que ser `cristão´ em casa?
Sabemos como agir na igreja. Mas o que você é dentro das quatro paredes da sua casa demonstra de fato quem está em controle da sua vida. Quebrantamento muda a maneira como você reage à sua família.
Quebrantamento muda a maneira como recebo crítica e repreensãodo seu chefe do seu professor Já é difícil receber repreensão e crítica de pessoas que nos amam e querem nos ajudar, sem falar daqueles que simplesmente estão sendo desagradáveis.
O quebrantamento mudo tudo isso. Quebrantamento faz com que você receba melhor os outros cristãos que não são parecidos consigo, e não possuem o seu `sotaque´ nem os seus costumes.
Quebrantamento transformará o temor natural do homem no temor de Deus.

 
Quebrantamento leva ao arrependimento, e arrependimento leva ao perdão; perdão leva à liberdade e liberdade nos proporciona uma maior capacidade de amar; o amor sempre nos leva de volta para a verdadeira adoração a Deus, e adoração a Deus nos leva a níveis mais profundos de quebrantamento. Veja como é um ciclo:
Quebrantamento não é um acontecimento único na nossa vida; deveria ser um processo contínuo. Pode ser que houve uma época, há vinte anos atrás, quando você se encontrou com Deus de uma forma especial e quando Deus operou quebrantamento na sua vida.
Se aquela foi a última vez que experimentou quebrantamento, Deus deseja fazer isto de uma forma nova e atual no seu coração

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vaso de honra e Vaso de desonra

Um dia me afastei de Deus e da igreja,pelo simples fato de nãoa ceitar tantos erros dentro do convíveo cristão! Alem da minha soberba,por me achar perfeita estava completamente equivocada e querendo talvez encontrar um motivo para esse afastamento...Procurando apontar nos outros tb esquecendo dos meus erros
Porem agora que voltei e aprendi a estudar a bíblia, Deus me mostrou uma passagem interessante e que fala muito sobre isso e gostaria de compartilhar com vocês..Não somos perfeitos então em todo lugar veremos imperfeições e erros desobediência etc
Numa casa(no caso a igreja) sempre haverá diferenças!
ll a Timóteo3;20-21 Ora numa casa grande,não somente haverá vasos de ouro ou de prata,mais também de barro e de pau.Uns para a honra outros para a dessonra
De sorte se alguem se santificar e se afastar será vaso para honra e preparado para toda boa obra.
 
Então vi que está bem claro não deveria ocorrer mas na Igreja tb é assim. e o que seria vaso de honra e desonra ou ira?
 
O apóstolo Paulo é enfático em especificar quem são os vasos para honra: "Somos nós", ou seja, os vasos para honra é a igreja (corpo) do Deus vivo! 1Tm 3:15
vasos para honra também são designados "vasos de misericórdia": "... nos vasos de misericórdia, que para a glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem chamou, não só dentre os gentios?" ( Rm 9:22 -24).
É certo que Deus tem poder sobre o barro! Porém, o versículo demonstra que Deus pega de uma mesma massa (barro) e faz vasos para honra e vasos para desonra "... para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?" ( Rm 9:21 ).
Como é possível de uma mesma massa serem feitos vasos para honra e vasos para desonra? O que diferencia os vasos para honra e os vasos para desonra não é a massa (barro) que foram moldados. A diferença está na utilidade dos vasos (vasos para honra e vasos para desonra)..
Podemos dizer que há homens para honra e homens para desonra, sendo que, todos são provenientes de uma mesma massa (barro).
 
Os três versículos seguintes são esclarecedores:

"E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para a glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem chamou, não só dentre os gentios?" ( Rm 9:22 -24).Paulo é enfático em especificar quem são os vasos para honra: "Somos nós", ou seja, os vasos para honra é a igreja (corpo) do Deus vivo! "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade" ( 1Tm 3:15 ).
Os vasos para honra também são designados "vasos de misericórdia": "... nos vasos de misericórdia, que para a glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem chamou, não só dentre os gentios?" ( Rm 9:22 -24).
Agora, quem são os vasos para desonra?
Eles representam uma seita? Uma organização? Uma igreja? É o anticristo? São os Falsos profetas?
Os vasos para desonra também foram designados por Paulo como "vasos da ira", e eles foram preparados especificamente para a destruição. O apóstolo Paulo demonstra que Deus suportou os vasos criados para desonra com muita paciência!
A resposta sobre quem são os vasos para desonra está nos versículos seguintes:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus" ( Rm 3:23 -26).Deus suportou com paciência os vasos da ira (desonra) ( Rm 9:22 ), e, concomitantemente, propôs através do sangue de Cristo, propiciação pela fé a todos (vasos para desonra) que cometiam pecado sob a paciência de Deus ( Rm 3:25 ).

Deus "... suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição" ( Rm 9:22 ), para "... demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus" ( Rm 3:25 ).
Que entrave para a mente humana! Você, que hoje é vaso para honra por meio da fé em Cristo, outrora já foi um dos vasos para desonra.
Isto demonstra que, os vasos da ira, ou os vasos preparados para a perdição, são todos aqueles que pecaram e foram destituídos da glória de Deus. Por que vasos da ira? Porque são filhos da ira e da desobediência ( 1Co 15:22 ).

Ora, se em uma grande casa há vários tipos de vasos feitos de materiais diferentes (ouro, prata, pau e barro), da mesma forma o ajuntamento solene, que congrega varias pessoas, é um misto de pessoas com valores culturais diferenciados.

Sobre as qualidades e méritos de cada indivíduo que compõe a igreja local, Paulo é bem claro: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" ( 2Co 4:7 ).
Paulo sabia qual o valor do conhecimento humano perante o evangelho de Cristo ( 1Co 3:15 ).

O apóstolo Paulo falava a sabedoria proveniente de Deus, para que a fé dos irmãos não estivesse alicerçada em valores provenientes da sabedoria humana ( 1Co 2:5 ).

Ou seja, o apóstolo Paulo pregava o evangelho de maneira dissociada de suas qualidades pessoais. Isto porque ele não pregava a si mesmo "Pois não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus..." ( 2Co 4:5 ). Ele tinha plena consciência de que era vaso de barro.
E quanto a nós? Você se considera que tipo de vaso?
Em Cristo Jesus o cristão é vaso para honra, mas há aqueles que ousam classificar ou medirem a si próprio "Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento" ( 2Co 10:12 ).
 
Agora, compreendendo esta verdade, não tenha um sentimento de soberba, achando que você é melhor que os demais (vaso de ouro, prata), antes guardem este tesouro, sabendo que é vaso de barro, criado em Cristo para toda boa obra ( 2Co 4:7 ).